AGUA
- Jorge Luz Garcia Luz
- 27 de dez. de 2023
- 12 min de leitura

Regula a temperatura do corpo; Protege nossos órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes; Ajuda nosso metabolismo; Protege e hidrata nossas articulações e células.
Ela ajuda a hidratar, transportar nutrientes até as células e auxilia na eliminação de toxinas do corpo através do suor e da urina. De forma geral, recomenda-se que uma pessoa tome 2 litros de água por dia e a sua falta pode causar vários problemas ao funcionamento corporal.
Fonte de vida, diversos são os benefícios da água, como ajudar a regularizar quase todas as funções do nosso organismo. Ela interfere na digestão, absorção e transporte de nutrientes, filtra as toxinas, facilita o processo de excreção do corpo, auxilia no emagrecimento, combate acnes, celulites e estrias.
Muitas funções do corpo dependem dela para funcionar corretamente. Precisamos de água, por exemplo, para digerir alimentos, absorver nutrientes, regular a temperatura do corpo e eliminar toxinas. Consumir com mais frequência tem muitos benefícios, como prevenir doenças e melhorar o desempenho físico e mental.
Ingerir água diariamente é importante para que as ligações cognitivas fiquem devidamente irrigadas, proporcionando maior capacidade de memória e impedindo seu enfraquecimento em situações extremas, como durante a exposição ao calor intenso, por exemplo.
Ela é um dos recursos naturais mais abundantes de nosso planeta, indispensável para a sobrevivência de milhares de seres vivos. Estima-se que 71% da superfície da Terra é coberta por água em seu estado líquido. Desse total, apenas 3% representam os corpos de água doce, adequados para o consumo humano.
Quais são os benefícios de beber 3 litros de água por dia?
Além disso, pode ajudar a melhorar a textura da pele e a reduzir o inchaço e a inflamação, que são comuns em pessoas que sofrem de acne e outras condições inflamatórias da pele. Também ajuda a melhorar a absorção de nutrientes e vitaminas na pele, o que pode ajudar a manter a pele saudável e nutrida”, afirma a Dra.
O que acontece se você beber 2 litros de água por dia?
A maioria das recomendações de saúde e bem-estar afirma que as pessoas devem beber dois litros de água por dia. Os supostos benefícios desse consumo são aparentemente infinitos — desde a melhoria da memória e da saúde mental ao aumento da energia e uma aparência melhor.
O que acontece no seu corpo quando você toma 2 litros de água por dia
Imagem: Arte UOL
Cristina Almeida
Colaboração para VivaBem
10/01/2023 04h00
Quando a sua é uma sede de viver tudo e com saúde, uma das melhores escolhas que você pode fazer é investir em beber mais água todos os dias. O líquido representa de 60% a 75% do nosso corpo e participa de quase todas as funções do organismo. Por isso, ao se hidratar muito bem você:
Protege o coração
Alivia a prisão de ventre
Tem mais foco
Melhora o humor e o bem-estar
Reduz a dor de cabeça
Diminui o risco de pedras no rins
Faz da pele um escudo
Dribla infecções como resfriados
Pode até perder peso
7 dicas para criar o hábito e se lembrar de tomar água constantemente
Imagem: iStock
Colaboração para o VivaBem
22/11/2022 04h00
Lembrar-se de manter a hidratação ao longo do dia pode ser um desafio: algumas pessoas simplesmente não sentem muita sede ou ignoram os sinais que o corpo dá, por estarem ocupadas trabalhando, cuidando da família e equilibrando diferentes tarefas ao mesmo tempo.
Mas por mais difícil que seja, lembrar-se de beber água constantemente não é impossível —e traz benefícios que valem muito a pena, como rins e pele saudáveis, mais disposição, melhor funcionamento do intestino e até a diminuição do inchaço.
Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde
Bebo 8 litros de água por dia. Essa quantidade é prejudicial à saúde?
Daniel Navas
Colaboração para o VivaBem
21/09/2021 04h00
Resumo da notícia
A quantidade ideal de água que cada um deve beber varia bastante e depende do peso, gênero e grau de atividade física
O ser humano, geralmente, deve consumir em torno de 2,5 a 3 litros de água por dia. Porém, 8 litros também podem ser tolerados pelo corpo
Mas é preciso ficar alerta. O hábito de ingerir líquidos em excesso pode ter relação com alguns transtornos como ansiedade e até esquizofrenia
A quantidade de água que você toma depende de vários fatores para prejudicar a saúde, como seu peso, gênero e grau de atividade física. A maioria das pessoas necessita em torno de 2,5 a 3 litros de água por dia, mas o organismo pode tolerar bem o consumo de 8 litros. Os rins, quando funcionam adequadamente, filtram o excesso de água e aumentam o volume da urina para eliminar esse excesso. Mas para definir se esta quantidade que você está ingerido é exagerada, a dica é buscar uma avaliação nutricional ou médica com um endocrinologista.
O ideal é marcar uma consulta o mais rápido possível. Isso porque o consumo exagerado de líquidos por muito tempo pode estar ligado a algum problema, e até mesmo a doenças psicossomáticas. A chamada potomania, que é exatamente o hábito de ingerir líquidos em excesso, pode ter relação com alguns transtornos como ansiedade, esquizofrenia, entre outros.
Além disso, muito líquido em nosso corpo pode causar intoxicação hídrica, o que leva à diluição e queda de sódio no sangue, a chamada hiponatremia. O mineral, tão importante para o nosso organismo, regula a quantidade de água presente nas células. E sódio baixo no sangue pode levar ao inchaço das células, o que chamamos de edema celular. Esta condição dificulta o funcionamento adequado, principalmente dos neurônios, levando a sintomas neurológicos, como náuseas, tonturas, dor de cabeça e irritabilidade, e pode evoluir para confusão mental. Caso a ingestão em excesso continue, ou se a pessoa aumentar ainda mais a quantidade de líquido, as consequências podem ser ainda piores, causa... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/09/21/bebo-8-litros-de-agua-por-dia-essa-quantidade-e-prejudicial-a-saude.htm?cmpid=copiaecola
Marcelo Testoni
Colaboração para VivaBem
16/08/2021 04h00
Você sabe qual é a função da saliva? Produzida por glândulas localizadas perto da orelha e da garganta e sob língua e mandíbula, essa solução viscosa e composta 99% por água, além de enzimas digestivas e um pouquinho de sais minerais, como cálcio, potássio e sódio, lubrifica toda a cavidade bucal, controla a proliferação de bactérias e microrganismos e ainda ajuda a digerir os alimentos e criar um bolo pastoso, facilitando a deglutição.
Mas essas funções, para que sejam bem desempenhadas, também dependem do equilíbrio do pH (potencial de hidrogênio) da saliva. Do contrário, o líquido fica ácido (com pH abaixo de 4,5, sendo o saudável entre 6,8 e 7,2, ou seja, nem ácido nem básico) e acarreta problemas."A acidez da saliva geralmente é temporária, varia ao longo do dia, e pode estar relacionada com o consumo de alimentos como limão, vinagre, frutas cítricas, medicamentos e refluxo gastroesofágico, pois o conteúdo estomacal vai para a boca e se mistura com a saliva", explica Alexandre Sakano, gastroenterologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Outras causas incluem boca seca (xerostomia) e que pode ter relação com uma má hidratação, bulimia (o distúrbio induz a eliminação do vômito com o ácido clorídrico do estômago) e má higienização bucal, pois quando os dentes estão sujos é maior a propensão para a acidez.
Efeitos na boca Imagem: iStock A maior consequência ne... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/08/16/saliva-pode-ficar-acida-demais-e-gerar-problemas-veja-causas-e-o-que-fazer.htm?cmpid=copiaecola
Em contato com as mucosas íntimas, Alex Meller, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e urologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, acredita não haver grandes prejuízos. "Sobre acidez, não há nada na literatura científica que fale de piorar ou provocar alguma coisa nessas mucosas, mas na saliva há enzimas que contém componentes ácidos e isso talvez possa irritar, mas aí caso a pessoa faça sexo oral por tempo prolongado e depois não faça uma higienização correta, deixando o local 'assado', mas é muito raro", avalia. Quanto à pele, as mais sensíveis podem reagir com a saliva e apresentar dermatite, sobretudo ao redor da boca, no queixo e pesco... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/08/16/saliva-pode-ficar-acida-demais-e-gerar-problemas-veja-causas-e-o-que-fazer.htm?cmpid=copiaecola
Veja também: Você vive irritado? Entenda o que o estresse faz no seu corpo Estresse pode gerar dor de cabeça, ganho de peso, perda de libido Nariz gelado é sinal de estresse, sabia? Estresse não é doença? Assim, não é possível dizer que o estresse é uma doença que deve ser combatida, já que ela é uma reação natural e necessária para a sobrevivência. Nascer, por sinal, é uma das experiências mais estressantes que uma pessoa pode enfrentar. O termo também não deve ser usado como sinônimo de ansiedade, que é um estado psíquico, uma sensação perturbadora de que algo de ruim vai acontecer e que pode, em certos casos, virar doença. Quadros depressivos e ansiosos podem ser consequências d... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/08/14/estresse-pode-causar-sudorese-tontura-e-taquicardia-veja-como-lidar.htm?cmpid=copiaecola
Tomar água da torneira é seguro? Geralmente sim e tem até vantagem
agua torneiraImagem: Istock
Marcelo Testoni
Colaboração para o VivaBem
05/04/2021 04h00
Errata: este conteúdo foi atualizado
Quem mora em grandes cidades provavelmente já foi à casa de algum parente e, ao pedir um copo de água ouviu: "Pega da torneira mesmo que a água vem direto da rua!".
Se ao escutar isso você ficou com receio e só tomou água da torneira para não fazer desfeita à sua tia, aqui vai uma boa notícia. Sim, em locais que contam com uma rede de água tratada, quase sempre é seguro consumir a bebida diretamente da torneira (claro que a filtrada é sempre melhor) e isso tem até uma vantagem em comparação a muitas águas minerais.
Segundo Erica Fernanda Gonçalves, nutricionista do Hospital 9 de Julho, o principal benefício da água de torneira é que ela contém níveis ideais de flúor, que desde a década de 1970 é aplicado obrigatoriamente no tratamento de água de municípios brasileiros com o objetivo de diminuir a incidência de problemas bucais na população. "A tática traz resultados positivos, pois o flúor ajuda na formação de uma camada mais resistente à ação dos ácidos da cavidade oral, deixando os dentes mais resistentes à formação de cáries", explica Daniela Yano, cirurgiã dentista pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Esse flúor é absorvido ao beber a água da torneira e ao comer alimentos prepar... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/04/05/tomar-agua-da-torneira-e-tao-seguro-quanto-agua-mineral.htm?cmpid=copiaecola
Embora as centrais de abastecimento públicas tratem a água para ficar potável antes de chegar às residências, existe o risco de que ela se contamine com resíduos químicos, micro-organismos e impurezas (areia, ferrugem, algas etc.) presentes em encanamentos e caixas d'águas mal cuidados. Portanto, tenha muita atenção ao estado de conservação e à limpeza desses locais e prefira sempre tomar água que passou por um filtro ou purificador. Sim, há diferença. O principal papel do filtro é eliminar resíduos que possam vir do encanamento ou da caixa d'água —alguns ainda contam com revestimentos que ajudam a acabar com micro-organismo, mas não são todos e esse tratamento pode deixar de func... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/04/05/tomar-agua-da-torneira-e-tao-seguro-quanto-agua-mineral.htm?cmpid=copiaecola
A partir do sintoma, as possíveis doenças
Febre raramente indica quadro grave e tem como causa comum infecções
Imagem: iStock
Cristina Almeida
Colaboração para VivaBem
16/06/2020 04h00
Resumo da notícia
Febre é o aumento da temperatura corporal
Infecções por vírus ou bactérias, em especial as do trato respiratório, são causas frequentes
Reação natural do corpo, ela deve ser avaliada junto a outros sintomas presentes
Antipiréticos podem aliviar o sintoma, mas se a febre persiste, é preciso investigar sua origem
Pouco importa a sua idade. Se você tem febre, isso significa que o sistema de proteção do seu organismo está cumprindo sua função. Quando a temperatura normal do seu corpo aumenta, é sinal de que ele está tentando combater algum processo inflamatório ou infeccioso.
Em todo o mundo, a febre é uma das queixas mais frequentes entre as pessoas que buscam o pronto atendimento médico. As estatísticas sobre esse tipo de serviço revelam que ela representa de 5% a 8% de todas as consultas realizadas nesses locais, e esse quadro ainda está presente em mais de 30% dos pacientes não cirúrgicos. Os dados são do CDC (Centers for Disease Control and Prevention).
A temperatura do seu corpo é variável, e pode ser mais baixa pela manhã e mais alta no final da tarde. Assim, são considerados ideais parâmetros que vão desde 36ºC até 37,7ºC. Temperaturas acima de 37,8ºC já caracterizam febre. Embora esse sintoma sempre assuste, especialmente quando se manifesta em crianças e idosos, em geral, ele não é considerado grave. Aliás, alguns médicos até entendem que a febre não precisa ser tratada, porque ela é "desejável". Afinal, ela é uma reação natural do organismo que sinaliza que algo não está bem. Entenda como a temperatura sobe A parte do seu corpo responsável pelo controle da temperatura é o cérebro. Quando o organismo percebe a presença de a... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/06/16/febre-raramente-indica-quadro-grave-e-tem-como-causas-comuns-infeccoes.htm?cmpid=copiaecola
Os principais assuntos do universo da saúde em um só programa, exibido segundas, quartas e quintas
Água contaminada provoca doenças; o que fazer se você não tem um filtro?
00:07 / 01:00
Do VivaBem, em São Paulo
18/06/2023 04h00
Todo mundo sabe a importância de se hidratar, mas é essencial ficar de olho na origem dessa água.
A água não tratada e contaminada pode trazer muitos problemas para o nosso organismo, como cólera, desinteria bacteriana, hepatite A e toxoplasmose.Uma curiosidade é que a toxoplasmose, por exemplo, é famosa por ser uma doença associada às fezes dos gatos, mas eles são os menos culpados nessa história.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/06/18/agua-contaminada-provoca-doencas-o-que-fazer-se-voce-nao-tem-um-filtro.htm?cmpid=copiaecolaGeralmente, as pessoas pegam a doença ao beber água não tratada ou comer alimentos mal higienizados, contaminados com o parasita presente no cocô dos felinos. Para evitar qualquer tipo de problema, é fundamental sempre beber água mineral ou tratada e filtrada, além de higienizar bem os alimentos, também com água tratada. Não tem água tratada ou um filtro em casa? Você pode ferver a água e ainda colocar uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5% antes de beber. O vídeo acima é um recorte do Fica a Dica, quadro do VivaBem Hoje, programa que traz os principais assuntos sobre saúde do momento e é exibido ao vivo no YouTube e no Canal UOL, às segundas, quartas e quintas, às 14h. Veja... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/06/18/agua-contaminada-provoca-doencas-o-que-fazer-se-voce-nao-tem-um-filtro.htm?cmpid=copiaecolaSAÚDE
Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor
5 problemas de saúde que você pode ter ao consumir água contaminada
Imagem: iStock
Danielle Sanches
Colaboração para VivaBem
09/06/2023 04h00
Nosso corpo é constituído de cerca de 70% de água. Não à toa, esse líquido é fundamental para a nossa vida e para o bom funcionamento do organismo.
Mesmo assim, ainda hoje, um quarto da população mundial não tem acesso à água potável, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
O problema é um desafio no Brasil, que ainda derrapa nesse quesito em pleno século 21. Segundo o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), quase metade da população do país (cerca de 100 milhões de pessoas) não tem acesso ao saneamento básico —isto é, sistema de esgoto e/ou de água tratada.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/06/09/problemas-de-saude-que-voce-pode-ter-se-consumir-agua-contaminada.htm?cmpid=copiaecola"Geralmente, essas pessoas residem em áreas afastadas que não possuem infraestrutura necessária para receber água pelas concessionárias", afirma Fernando Silva, CEO da PWTech, startup que oferece soluções para oferecer água potável em regiões carentes. É um cenário desolador e de alta insegurança para a saúde dessas pessoas, que estão mais vulneráveis a contraírem infecções —entre elas, algumas consideradas graves, como a cólera. "Muitas das doenças associadas à água e alimentos contaminados são causadas por patógenos transmitidos via fecal-oral, um processo facilitado pela falta de tratamento adequado dos esgotos sanitários", afirma Clarissa Barros Madruga, médica infectologista... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/06/09/problemas-de-saude-que-voce-pode-ter-se-consumir-agua-contaminada.htm?cmpid=copiaecola
Como essas doenças se espalham? A água contaminada pode provocar doenças de três formas: ao ser ingerida, ao ser usada para preparar alimentos ou ainda quando a pessoa entra em lagos, rios e mar que estejam contaminados. Vírus, bactérias e parasitas são os agentes mais comuns causadores de doenças via água contaminada. No geral, esses problemas têm como sintomas diarreia, náuseas e vômitos, uma tríade em comum. Dores abdominais, febre e sonolência também podem estar presentes. A própria OMS estima que cerca de 829 mil pessoas morrem todos os anos de diarreia causada pela ingestão de água contaminada. O problema afeta especialmente as crianças, que costumam ficar desidratadas rapi... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/06/09/problemas-de-saude-que-voce-pode-ter-se-consumir-agua-contaminada.htm?cmpid=copiaecola
Disenteria bacteriana A disenteria é uma inflamação do intestino grosso que causa sintomas como náuseas, vômitos, diarreia e febre. As fezes podem ainda conter muco e sangue. Nesse caso, o principal vetor são as bactérias presentes na água contaminada. As mais comuns são Shigella, Salmonella, Campylobacter, Escherichia coli e Yersinia (esta última, causadora da peste bubônica).... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/06/09/problemas-de-saude-que-voce-pode-ter-se-consumir-agua-contaminada.htm?cmpid=copiaecola
Cólera A cólera é provocada pela toxina da bactéria Vibrio cholerae, encontrada em água não tratada. O principal sintoma é a grande quantidade de diarreia aquosa que, se não for tratada logo, pode levar a um quadro grave de desidratação que coloca em risco a vida do paciente —especialmente crianças e idosos. "É uma gastroenterite com alto potencial de levar a pessoa à morte e, sem um sistema eficiente de tratamento de águas, sempre há a possibilidade de novos surtos", lamenta Madruga.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/06/09/problemas-de-saude-que-voce-pode-ter-se-consumir-agua-contaminada.htm?cmpid=copiaecola
Parasitoses intestinais São doenças causadas por parasitas (comumente chamados de "vermes"), que se instalam no intestino grosso ou delgado, provocando uma infecção que gera dores abdominais, cólicas, vômitos e diarreia. Estão nessa categoria a amebíase; a giardíase (causada pelo protozoário giárdia); a ascaridíase (causada pelo Ascaris lumbricoides, comumente conhecido como lombriga); e a estrongiloidíase.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/06/09/problemas-de-saude-que-voce-pode-ter-se-consumir-agua-contaminada.htm?cmpid=copiaecola
Hepatite A A doença é transmitida por vírus que pode contaminar mananciais de água doce e ainda regiões de água salgada. "O vírus pode até mesmo sobreviver ao congelamento, por isso é preciso ter cuidado com cubos de gelo acrescentados às bebidas", alerta a infectologista Clarissa Madruga. A hepatite afeta o fígado, que inflama e pode gerar icterícia (olhos e pele amarelados), dor abdominal, vômitos, náuseas e mal-estar. Vale lembrar que existe vacina contra a hepatite A disponível no SUS. Ela está no calendário nacional de imunização infantil.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/06/09/problemas-de-saude-que-voce-pode-ter-se-consumir-agua-contaminada.htm?cmpid=copiaecola
Toxoplasmose Doença provocada pelo Toxoplasma gondii, que pode ser eliminado pelas fezes de gatos. Mas os felinos são os menos culpados nessa história: a forma mais comum de contágio é pelo contato direto com as fezes contaminadas, pela ingestão de água contaminada ou o consumo de alimentos higienizados com água não tratada, em que o parasita esteja presente. A doença provoca dor de cabeça e no corpo, febre e mal-estar. O grande perigo é para as grávidas, já que há risco de má -ormação fetal. Como é o tratamento? Felizmente, a maioria dessas doenças evolui de forma leve a moderada. Assim, o principal cuidado é manter o corpo hidratado com a ingestão de líquidos, fazer refeições ... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/06/09/problemas-de-saude-que-voce-pode-ter-se-consumir-agua-contaminada.htm?cmpid=copiaecola
Comments