top of page
Buscar

ANALISE SWOT

  • Foto do escritor: jorge luz garcia garcia
    jorge luz garcia garcia
  • 8 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura

ree

A avaliação geral dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças de um varejista chama-se analise SWOT.

Avaliação de pontos fortes e fracos

Pontos Fortes: as empresas devem continuamente avaliar suas próprias forças e fraquezas. O formulário para analise de pontos fortes e pontos fracos apresentado abaixo poderá ser utilizado como roteiro. Nesta avaliação, o varejista esta comparando-se com seus concorrentes. Assim os pontos fortes correspondem às vantagens competitivas que a empresa tem em relação aos concorrentes. Quais os pontos fortes que os clientes percebem na empresa? Será o atendimento mais cordial? Será o preço mais competitivo? Será a variedade maior ou mais exclusiva? No que o varejo pode oferecer a mais que os concorrentes? Ou, em outras palavras, em quais áreas a empresa pode ser reconhecida como sendo benchmark do mercado?

Pontos Fracos – a identificação dos pontos fracos exige uma pesquisa detalhada comparativa com a concorrência e um diagnostico corajoso da empresa, realizado com os objetivos de identificar pontos a serem melhorados, sem entretanto estimular a rivalidade os ressentimento interno entre os departamentos. Os pontos fracos de varejista é o ponto forte do concorrente. No que os concorrentes são melhores? Serão as promoções? As taxas de juros? A política de relações humanas? Será a segurança do estacionamento?

Avaliação de pontos fortes e fracos: a analise das capacidades varejistas e de seus concorrentes determina seus pontos fortes e fracos e ajuda a sinalizar ameaças e oportunidades.

Avaliação das oportunidades e ameaças:

Oportunidades – correspondem a possibilidade de mercado em que a empresa pode auferir resultados lucrativos. Podem consistir em : novos mercados geográficos, novas linhas de produtos, novos segmentos de mercados, melhorias na atual implementação estratégica, ou também mudanças estratégicas, como o objetivo de superar a concorrência. As oportunudades deverão ser compatíveis com a missão e com os recursos da empresa. Quais tendências de mercado poderão favorecer o desempenho da empresa? Existe ainda segmentos de mercado mal atendidos pelos varejistas existentes? O tamanho do mercado esta crescendo? As mudanças nos hábitos da população estão beneficiando o negócio? Em quais categorias de produtos ou serviços pode ser desenvolvido um melhor trabalho? Quais novas categorias de produtos ou serviços devem ser introduzidas em linha? Pode ser conseguida uma fidelidade maior dos clientes atuais? Como atrair novos clientes? Existem recursos para aproveitar essas oportunidades?

Ameaças – refletem tendências ambientais que poderão comprometer o desempenho futuro de uma empresa. Será que o governo irá aumentar os juros, procurando conter a inflação e assim prejudicar as vendas no crediário? Será que o crescimento do comercio eletrônico virá mais rápido, a ponto de comprometer os resultados? E se novos concorrentes chegarem à cidade instalando megalojas junto a nossa unidade? Será que os novos concorrentes tirarão pessoas chaves de nossa equipe? Será que as transformações tecnológicas e as mudanças nos hábitos da população irão prejudicar o negócio? Para lidar com essas ameaças, a empresa deverá desenvolver planos de contingências, prevendo providencias que deverão ser tomadas para a empresa enfrentar novos desafios.

Analise de oportunidades estratégicas

A avaliação dos pontos fortes e fracos de cada unidade de negócios e de suas oportunidades e ameaças possibilita ao varejista considerar uma serie de alternativas estratégicas, como por exemplo: aumentar o número de lojas em uma cidade , expandir em outros estados, introduzir novas categorias de produtos, melhorar serviços para atrair segmentos de classe A, etc.. Um dos métodos mais utilizados para avaliar alternativas estratégicas é por meio da chamada metodologia da General Eletric, ilustrado abaixo que consiste em classificar cada alternativa de acordo com:

. A atratividade do mercado para a alternativa

. Vantagem competitiva da empresa em implementar com sucesso a alternativa.

alta media baixa alta ´+++ ´++ ´+ - media ´++ ´+ - ´-- baixa ´+ - ´-- ´---

A matriz identifica nove possibilidades diferentes. A empresa deverá concentrar recursos naquelas alternativas que apresentem alto grau de atratividade de mercado e onde a empresa tenha forte vantagem competitiva. Na figura acima, essas três opções estão indicadas com o sinal (+) . Adotando essa mesma lógica, as alternativas que tenham baixa atratividade de mercado e baixa vantagem competitiva não deverão receber a atenção da empresa. Essas três possibilidades estão indicadas com o sinal (-) .

 
 
 

Comentários


bottom of page