
Our Programs
A base de toda a sustentabilidade
“A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza.”

A relação homem-natureza
O homem é o único animal que consegue transformar a natureza a seu favor, e quanto mais ele se desenvolve, mais essa relação se estreita. Esse convívio deve ser equilibrado para que não haja o esgotamento das fontes de matéria-prima. É preciso entender que o homem faz parte da natureza, uma vez que destrói a natureza, ele está destruindo a si mesmo.

consequência
“Se se mantiverem as atuais tendências de crescimento da população mundial, industrialização, contaminação ambiental, produção de alimentos e esgotamento dos recursos, este planeta alcançará os limites de seu crescimento no curso dos próximos cem anos. O resultado mais provável será um súbito e incontrolável declínio tanto da população como da capacidade industrial”.

A concepção sistêmica
“A concepção sistêmica tem como base a inter-relação e interdependência de todos os fenômenos. Assim, a compreensão do todo é diferente da mera soma das partes. Para a compreensão desse “todo”- no nosso caso, o fenômeno internacional - é necessário não dissecá-lo em elementos isolados através de uma visão mecanicista.

Social Media Advocates
Capra, na sua obra “O Ponto de Mutação”, sintetiza com grande habilidade tais idéias, ao afirmar: “a concepção sistêmica vê o mundo em termos de relações de integração. Os sistemas são totalidades integradas, cujas propriedades não podem ser reduzidas às de unidades menores. Em vez de se concentrar nos elementos ou substâncias básicas, a abordagem sistêmica enfatiza princípios básicos de organização. (...).”

.jpeg)




