Serviços.
PANORAMA DA INTERNET
Hey, Google ou Ok, Google, possivelmente, sejam as frases mais repetidas por diversas pessoas ao redor do mundo. Dificilmente, encontramos um indivíduo em ambiente de marketing que não tenha interface com plataformas digitais e dispositivos inteligentes. Sem dúvida, a prática de interação com tecnologias de natureza variada aponta para uma realidade hiperconectada, na qual nossa existência não é mais passível de separação entre universos físicos e digitais, característica dos momentos iniciais da estruturação da internet, conhecida como web 1.0.
De acordo com Tim Berners-Lee, criador de todo o sistema da rede, a primeira versão da internet, que aconteceu entre 1989 e 2005, basicamente, era pautada pela criação de conteúdos por poucos escritores para uma grande massa de leitores, de maneira que essas informações fossem disponibilizadas mais rapidamente e ao mesmo tempo pela rede, mas sem a possibilidade de interação entre as pessoas.
MODELOS DE COMUNICAÇÃO
Uma vez apresentado, ainda que de maneira breve, o panorama da internet e do consumo de dados no mundo, nesse ponto, cabe a pergunta: qual o impacto do ecossistema digital, com suas mídias e dispositivos, nas práticas de comunicação e marketing das organizações? Certamente, não há uma única resposta que contemple toda a pluralidade e complexidade da realidade de uma empresa.
MIX DE MARKETING E A COMUNICAÇÃO DE VALOR
O termo ‘mix’ de marketing vem sendo usado desde a década de 1950 e, segundo Borden (1964), foi pensado a partir da ideia de Culliton (1948) quando menciona que o gestor é um mixer de ingredientes que faz escolhas para otimizar custos, receitas e lucros. Por essa lógica, se ele é um mixer, o que desenvolve é um mix de marketing. Inicialmente, a lista de elementos considerados à época para se trabalhar era longa e compreendia os seguintes itens:
produtos; preço; branding; canais de distribuição; vendas pessoais; propaganda; promoção; embalagem;
display; serviços; armazenamento, e monitoramento e análise.
COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
O ambiente de marketing vem, constantemente, sofrendo alterações em sua dinâmica e, por isso, os gestores devem estar atentos para os ganhos e a manutenção de vantagem competitiva, o aumento de market share, a maior lucratividade e a relevância para suas marcas. Nesse cenário, os desafios vindos pelas crises econômica, as questões negativas de ordem política, o aumento de custos operacionais, além da ineficiência de algumas mídias tradicionalmente previstas nos planos de marketing vêm exigindo alternativas para o gerenciamento dos esforços de comunicação de valor.


